18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira, dia 18 de maio de 2018, crianças, adolescentes e adultos Santa Albertinenses saíram em uma caminhada na avenida principal da cidade para manifestar sobre a campanha do Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O movimento foi realizado pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Projeto Broto Verde de Santa Albertina, com a participação da Prefeitura Municipal, das escolas E.E. “Carlos Celso Lenarduzzi” e E.M. “Américo Perez Navarrete”, Polícia Militar, Conselho Tutelar Municipal, Guarda-Mirim, SAMU, Pastoral da Criança, representantes religiosos e comunidade em geral, também esteve presente e participou em todo o percurso o vice prefeito Aparecido Cerezo. A Manifestação tem como objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

Alunos da Escola Estadual E.E. Carlos Celso Lenarduzzi

crianças adolescentes e adultos Santa Albertinenses saíram em uma caminhada para manifestar sobre a campanha do Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes 1

crianças adolescentes e adultos Santa Albertinenses saíram em uma caminhada para manifestar sobre a campanha do Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes 5

Na foto o Vice prefeito Aparecido Cerezo juntamente com as Crianças e Professores da Escola Municipal Americo Peres Navarrete e funcionários do CRAS 3